Ensinando sobre o Holocausto na Escola
Informações e Propostas para Professores dos Ensinos Fundamental e Médio
Editora: Grupo A
Autor(es): Nilton Mullet Pereira , Ilton Gitz
Escrito com o objetivo de auxiliar os professores dos ensinos fundamental e médio a abordarem o tema do Holocausto em suas aulas, este livro, ao permitir o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos fatores que levaram a esse acontecimento, instrumentaliza o profissional para o importante e sempre atual debate, junto aos alunos, relativo ao respeito aos direitos humanos. Inclui: sugestões de atividades a serem realizadas em sala de aula, lista comentada de filmes a serem vistos e livros a serem pesquisados, links para consulta na internet.
Capítulo 1. Ensinar história – as razões
Capítulo 2. Holocausto – o conceito
Capítulo 3. Nazismo – a emergência
Capítulo 4. Nazismo – a ideologia
Capítulo 5. Políticas de exclusão – o início
Capítulo 6. Políticas de exclusão – os guetos
Capítulo 7. Políticas de exclusão – os campos de concentração
Capítulo 8. Nazismo – estratégias de resistência
Capítulo 9. Genocídio – o conceito
Capítulo 10. Holocausto – a reação
Capítulo 11. O Brasil na época do nazismo